Reprodução




REPRODUÇÃO

Do ponto de vista da reprodução, por causa da variação na forma de nascimento dos filhotes os peixes são classificados em:
ovíparos: os filhotes se desenvolvem fora do corpo da mãe, dentro do ovo que contem os nutrientes necessários. Mais de 90% dos peixes pertencem a essa categoria.
- vivíparos: os filhotes se desenvolvem dentro do corpo da mãe recebendo diretamente dela os nutrientes necessários.
ovovivíparos: ocorre uma combinação das duas formas, isto é, os filhotes se desenvolvem dentro do ovo e dentro do corpo da mãe. Na hora do nascimento, os filhotes saem do ovo. 


Grande parte das espécies de peixes possui reprodução ovípara ( as fêmeas não protegem os ovos) e fecundação externa. Nos peixes ocorre a presença de machos e fêmeas, sendo muito comum o dimorfismo sexual (desequilíbrio da quantidade de fêmeas e machos da mesma espécie ).

Resultado de imagem para reprodução de peixes
uma curiosidade sobre a reprodução, é que os peixes liberam os óvulos em grandes quantidades, por isso, a taxa de mortalidade aumenta drasticamente.

Os crondríctios têm fecundação interna; os espermatozoides são passados para a fêmea através do clásper. Há espécies ovíparas, cujas ovos têm a forma de pequenas bolsas marrom-escuras, de parede resistente e com filamentos nas extremidades para a fixação em diferentes substratos. Outros são vivíparos, nascendo os filhotes já complemente formados.
Osteíctios tem fecundação externa. Na época da reprodução, os peixes de rios, adultos, sobem as correntes (piracema) e atingem as cabeceiras, onde a água é limpa e bem oxigenada. 
No cascalho  do fundo ficam as fêmeas para a desova, assim, lançam espermas sobre os ovos, fecundando-os, sendo assim vindo o desenvolvimentos de pequenas larvas, chamadas de alevinos.
Tilápias do Gênero Oreochromis: incubam os ovos dentro da boca mas é a mãe quem cuida da prole, como na Tilápia-do-Nilo - Oreochormis niloticus) que é ilustrado abaixo

Resultado de imagem para reprodução de peixes


Pela aparência, é difícil saber quem é macho e quem é a fêmea pois são muito parecidos. Mas quando chega a época de reprodução o macho delimita um território, fica mais agressivo defendendo esse espaço contra os concorrentes. Ali ele cava um ninho com a boca que se parece a uma cratera. Para atrair a fêmea, se exibe, deixando o ninho sempre arrumado e fica mais colorido, com a barriga avermelhada. Se uma fêmea gostar, ela entrará no ninho e desovará O macho, em seguida fará o mesmo, liberando o sêmen. Em seguida, a fêmea, recolherá os ovos para dentro da sua boca e irá embora. Veja os ovos dentro da boca de uma fêmea. 
Na tilápia-do-Nilo é a mãe quem cuida sozinha da prole. O macho irá arrumar o ninho e tentará atrair outras fêmeas para o acasalamento. Depois de alguns dias sendo incubados dentro da boca da mãe, os ovos eclodem e nascem as larvas de peixes chamadas alevinos. Em Biologia, larva é o termo para indicar qualquer indivíduos em fase de desenvolvimento.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classificação

Boas Vindas